Uma das coisas que mais vejo no mercado são agências e profissionais que, quando fazem apresentação de relatórios, o fazem de forma muito desconexa. Uma informação não conversa com a outra, dados que deveriam estar agrupados acabam colocados em momentos diferentes da apresentação… Esta é uma das maiores dúvidas que me pergunta: como usar o Google Analytics para organizar um relatório de métricas de um site?
Claro que isso é muito pessoal e depende do escopo do projeto, mas, caso você não esteja acostumado a apresentar métricas e precise organizar um relatório rápido e organizado com as principais informações de um site, o Google Analytics pode te ajudar.
Quando o Google resolveu atualizar o Analytics para a interface atual, os grupos de relatórios foram remontados e agrupados em 4 grandes divisões: público-alvo, aquisição, comportamento e conversões.
Estes nomes não são por acaso. Neles, estão agrupadas as principais informações que um administrador de site precisa saber sobre o seu desempenho. Saber como funciona cada um desses escopos ajuda a criar um fluxo de informações em qualquer relatório que precise ser apresentado para um cliente ou chefe.
Quais são os grupos de relatórios do Google Analytics?
1. Público-alvo: nesse grupo, é possível analisar informações sobre QUEM acessou o site. Informações demográficas, localização, que tipo de dispositivo foi usado, qual o sistema operacional, idioma, entre outras informações.
2. Aquisição: aqui é possível encontrar basicamente informações de COMO os usuários chegaram ao site. Principais origens, campanhas de Google Adwords ou outras mídias e até informações de acessos via busca orgânica do Google.
3. Comportamento: o comportamento reúne relatórios sobre O QUE os usuários fizeram no site. Ou seja, quais as páginas mais acessadas, páginas de chegada e saída, pesquisas internas, velocidade do site e eventos realizados (como compras ou downloads).
4. Conversões: aqui serão registradas AÇÕES importantes no site. Seja uma venda de e-commerce, seja o preenchimento de um formulário ou um clique em uma área relevante do site, qualquer ação pode ser monitorada pelo Google Analytics.
Aproveite essa organização do Google Analytics
Este forma de organizar os dados é poderosa. Ela ajuda não só a analisar os dados de forma organizada, mas também a montar relatórios “apresentáveis” aos clientes e superiores.
Portanto, é possível aprender como usar o Google Analytics para estruturar um relatório, mostrando quem, como, o que e quando aconteceram ações de um site.
Um pouco de storytelling não faz mal a ninguém
Pense no relatório (ou análise) como uma história, ou fluxo das informações do site. Usar esta lógica pode facilitar a análise e apresentação dos dados. Em poucos slides é possível estruturar uma boa apresentação, conectando as informações de forma lógica e apresentando insights sobre aqueles dados.
Quais os relatórios mais importantes em cada área do Google Analytics?
Entre os principais relatórios de cada capítulo, separei 3 de cada. Ou seja: com um relatório de pouco mais de 12 slides, é possível passar todas as principais informações do site.
Claro que cada projeto e cliente exigem informações e focos diferentes, mas, no geral, estes são os relatórios mais interessantes e importantes de cada capítulo.
Público-alvo: informações demográficas (sexo e idade), localização e dispositivos (mobile x desktop x tablet)
Aquisição: origem e mídia, campanhas de Adwords e principais palavras da busca orgânica (relatório de termos de pesquisa do Search Console)
Comportamento: principais páginas de entrada, busca interna e velocidade do site.
Conversões: conclusões de metas, funil de metas (ou o relatório de funil reverso) e tempo até a conversão.
Pronto! Essas dicas vão te ajudar a aprender como usar o Google Analytics para criar relatórios matadores.
Texto publicado originalmente no Blog da Aldeia Coworking: https://aldeia.cc/blog/marketing/como-usar-o-google-analytics/
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